Procure aqui
0
TOPO
Blog

Blogagem Coletiva: Meus filmes nacionais favoritos

273 Views

Oi pessoas! Esse final de semana eu assisti um filme que eu adoro: “O Auto da Compadecida”. Baseado em várias obras do Ariano Suassuna, esse filme com certeza é um primor em se tratando de cinema brasileiro. Alguns anos atrás eu nem cogitava assistir produções nacionais, porque muitos filmes “famosos” eram baseados em romances com traição e muito sexo. Não me sentia confortável sabe? Mas nos últimos anos esse cinema tem crescido muito e me surpreendendo. Tenho pegado gosto pelo cinema nacional e hoje vou listar alguns dos que gosto de assistir.

1. O Auto da Compadecida

João Grilo e Chicó são dois amigos que vivem no sertão e sobrevivem por meio de golpes e negócios na base da falcatrua.Num desses golpes eles se envolvem com um temido cangaceiro. Aqui vemos muito da cultura nordestina, suas crenças, dificuldades e valores. Eu gosto muito da exploração do artesanato nas cenas, como na sequencia onde o Diabo, Jesus e Maria julgam aqueles que estão mortos. Vocês lembram os detalhes das roupas e adornos? Ainda quero rever a microsérie que deu origem ao filme e que também juntam outras peças de Suassuna.

2. Minha Mãe é uma Peça

Protagonizado por Paulo Gustavo, que faz uma excelente Dona Hermínia, o filme conta o drama de uma mãe divorciada na criação dos filhos. É claro que a mãe é doida sim, mas cheia de amor no coração. É uma comédia, lógico, e gosto muito da dinâmica do filme. Se passar hoje na TV eu assisto de novo… Gosto muitos dos cenários e aquela decoração meio cafona, meio anos 70 da casa da titia e da própria Hermínia.

3. Somos tão Jovens

O filme conta a história de Renato Russo pré-Legião Urbana. Eu sou uma fã da banda, me realizei a algumas semanas atrás por ter encontrado o Dado Villa-Lobos. Gostei bastante do filme. Até gosto de “Faroeste Caboclo”, mas as mudanças da música pro filme me doeram. Por isso acredito que “Somos tão Jovens” me conquistou, apesar de todo filme/série retratar um lado da história e glamourizar, esse é um filme que eu gostei bastante. Tem uma trilha sonora muito boa das bandas que influenciaram o rock nacional dos anos 80.

4. O Homem do Futuro

Taí outro filme que me surpreendeu. Gosto muito do Wagner Moura, acho ele ótimo. E aqui ele faz uma comédia que mexe com o tempo. Ele é um cientista que descobre uma forma de voltar ao passado. Nisso ele tenta mudar sua imagem como nerd mas acaba mudando o futuro, pra pior. Assim ele se liga de que a melhor forma de viver o presente é aceitando seu passado. Adorei o filme, a trilha sonora e a ideia!

5. Fica Comigo esta Noite

Quem me mostrou esse filme foi o Robson. Conta a história de um casal que se ama mas a rotina e pequenas crises o distanciam, até que o marido morre repentinamente. Mas ele não aceita partir sem resolver todos os problemas com sua amada. O filme passa do drama, pela comédia e pelo romance. Vale a pena!

6. Lascados

Assisti esse filme bem sem querer, tava passando num dos canais Telecine e parei pra assistir. Conta a história de alguns amigos que pretender passar o carnaval na Bahia e viajam em uma Kombi de vender cachorro quente. É claro que eles se envolvem em um monte de situações, inclusive falta de grana. É bem bacana!

7. Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Pode ser clichê, mas eu acho esse filme muito bom. Melhor até que o primeiro. Já disse que gosto do Wagner Moura. E gosto da atuação dos demais no filme, no enredo, no contexto. Acho bacana o discurso sobre os direitos humanos, sobre a política suja, que rola por aí fora da ficção. É claro que tudo tem dois lados, mas é importante ver os dois então. Gosto muito desse filme, vi no cinema e assisto sempre que dá.

Tem algum desses que você ainda não viu?! Tem algum pra me indicar? Me conta!

XoXo,
Grazy

Esse tema faz parte da blogagem coletiva dos Blogs que Interagem.

«

»

0 COMMENTS

  • Líley Carla

    Da sua lista eu não assisti o 3, o 5 e o 6. O 1 e o 2 me fazem rir demais toda vez que assisto. O que dizer do 7, né? Muito bom! Wagner Moura é ótimo!

    beijos

  • Laura Gouvêa

    AMO o filme Minha mãe é uma peça! Dona Hermínia representa todas as mães que eu conheço (principalmente a minha). Paulo Gustavo é fora de série em todos os seus papéis <3.

    Eu também pensava como você, não era chegada no cinema nacional por sempre caminhar pro erotismo. Hoje a coisa mudou um pouco de figura e já está muito mais aprimorado.
    Já fiz um post sobre o assunto lá no Juro, te convido a ver quais eu citei
    Juro de Mindinho

    beijos

  • Fran Oliveira

    Eu não gosto de filmes nacionais, não consigo assistir, sinto que estou assistindo uma novela da globo. Os únicos que eu consigo assistir é os dois primeiros e tropa de elite, apenas. Quem saber um dia eu não comece a gostar mais.
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

  • Anônimo

    Grazy, amo o 'Auto da Compadecida'.. Com certeza, meu preferido da lista!
    Não sou MUITO de filmes nacionais, mas acho que isso tem mudado.
    Adoro o 'Assalto ao Banco Central' e 'Lisbela e o Prisioneiro' que não estão na sua lista.
    Beijos!

  • Ana Carolina

    Oi Grazi, que delícia a sua lista, vi todos esses filmes também. Acho o Auto e Minha mãe super engraçados e gosto muito deles, apesar de não estarem na minha lista, rss.
    Também participei do BC desse mês, se quiser ver os meus filmes favoritos, dá uma passada lá no Mesa comigo 😉
    http://mesadecafedamanha.blogspot.com.br/2015/11/blogagem-coletiva-meus-filmes-nacionais.html

    beijos

  • Camila Faria

    O cinema nacional tem nos presenteado com grandes filmes nos últimos tempos, né Grazy? Eu não assisti alguns filmes da sua listinha, mas já estou anotando as referências por aqui. 🙂

  • PackValle do Brasil

    Amo o Auto da compadecida *.* Te indico dois Coelhos. O Homem do futuro tbm amo.
    http://www.charme-se.com

  • Grazy Bernardino

    Apesar de gostar muito de filmes anteriores eu acho que "Tropa de Elite" foi um marco no cinema nacional. Confesso que não gosto de "Central do Brasil" e reconheço o que ele foi pra nossa cultura cinematográfica. Mas "Tropa de Elite" incluiu muita coisa nessa esfera.
    Beijinhos.

  • Grazy Bernardino

    Vou lá conferir com certeza!!! ♥

  • Grazy Bernardino

    Tenta Fran! Tem saído muita coisa boa! 😉

  • Grazy Bernardino

    Esses que não estão na minha lista eu também vi hehehehe. Mas confesso que dormi no meio de "Assalto ao Banco Central", kkk.
    Beijos.

  • Grazy Bernardino

    Já tô correndo lá pra conferir seu post Ana!

  • Grazy Bernardino

    Eu esqueci de mencionar "O Tempo e o Vento" que é lindo!!! Anota também! ♥

  • Grazy Bernardino

    Dois Coelhos já está na minha lista!!! ♥♥

  • Michelli B.E.

    Eu preciso ver alguns dessa lista =D
    Mas gosto tb de Tapete Vermelho e Dois Coelhos =D

  • Clayci

    Antigamente eu tinha um grande preconceito com filmes nacionais, fico feliz por ter vencido rs.. Existem tantos filmes bons, vi que perdi muito tempo não assistindo >.<

    Eu adorei Tropa de Elite tbm <3

  • Bessie B

    Temos alguns favoritos em comum. Os meus são o Auto da Compadecida, Muito Gelo e 2 Dedos D'agua, Cazuza e com certeza Tropa de Elite 2! Muito melhor que o primeiro, mais maduro, critico e tem o Wagner Moura né.

  • Bianca Evelyn

    Eu ainda não assisti o 3, 6 e nem o 7. Mas o restante eu adoro muito, principalmente O homem do futuro. <3

    Incluiria na sua lista também os filmes: S.O.S mulheres ao mar (amo!), Até que a sorte nos separe, Se eu fosse você, e também Meu passado me condena. <3

    Adorei seu blog, conheci lá no grupo ORGblog(ando) 😀
    Beijos :*

    http://biancaevelyn.com

  • Grazy Bernardino

    Ainda não vi esses Chell,mas já vou anotar!
    Beijos

  • Grazy Bernardino

    Sim, mas confesso que ainda não gosto dos mais antigos. Um Mazzaropi até que passa, hahahaha.
    Beijos

  • Grazy Bernardino

    O segundo TdE é muito melhor, de longe! Eu não gosto muito do Cazuza, então não curti o filme :/
    Beijos Bessie.

  • Grazy Bernardino

    Eu assisti essas comédias, mas confesso que não faz muito meu gênero Bianca.
    Ah, e seja sempre muito bem vinda!!
    Beijos

  • Joyce Martins

    Olha eu tbm não era muito adepta do cinema nacional, mas é como vc bem disse: "recentemente estão surpreendendo "…três das suas indicações, não assisti mas agora vou reservar um tempinho. Abraços e parabéns pelo post

  • Grazy Bernardino

    Obrigada Joyce! Assista e venha me contar o que achou!
    Beijinhos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image