Procure aqui
0
TOPO
Blog Livros

Livro – A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

430 Views

Confesso que quando comecei a ler a coleção História para quem tem pressa fiquei impressionada, pois estava com um pé atrás, com medo de que a leitura, as informações fossem superficiais. Mas me enganei. Na faculdade eu não era uma fã de história do Brasil. Confesso que fui me interessar pela história colonial apenas depois de ler os livros do Laurentino Gomes, que realmente me despertou para as leituras sobre a época colonial. Não mais que isso.

História do Brasil para quem tem pressa foi escrito por Marcos Costa, historiador e doutor em História Social. Com uma leitura bem leve e estimulante o livro traz um apanhado bem geral da história do nosso país até a crise política de 2015. Óbvio que não é um livro com detalhes mas um resumo sucinto sobre como nosso país desenvolveu-se nesses 519 anos.


A estrutura do livro é bem dinâmica, seguindo uma linha temporal. Temos um primeiro capítulo sobre os antecedentes que levaram à descoberta do Brasil, o mercantilismo europeu e os primeiros anos do Brasil descoberto. Seguido por um capítulo um pouco mais extenso que narra o período colonial, como éramos um país exploratório e como a colonização moldou a cultura atual do nosso país. No terceiro capítulo viajamos através do Brasil monárquico, país sede da família real que fugia dos assaltos de Napoleão. Esse capítulo finda-se com a implementação da república, que levou anos para se instalar nos quatro cantos do país continente. O último capítulo apanha bem brevemente os períodos de república, as oligarquias políticas, o período de ditadura militar, os impeachments até o momento de polarização em que estamos vivendo agora (pasmem, o livro é de 2016).

Assim como História do Mundo acredito que História do Brasil para quem tem pressa é uma boa introdução para quem quer posteriormente se aprofundar no estudo sobre nosso país. É também um ótimo material para vestibulandos e concurseiros, é um material bem rico e bem curto com pouco menos de 200 páginas. Aborda o essencial da nossa história e abre uma possibilidade para novas leituras sobre o tema. Não é o meu favorito da coleção, mas apenas porque eu tenho crica com a história do nosso Brasilzão (ok, me julguem, mas é muita treta e corrupção pra minha cabecinha roxa).

História do Brasil para quem tem pressa é da Editora Valentina e tem 200 páginas.

Você já leu? Conta aqui nos comentários para mim!

Veja também:

XoXo,
Grazy

«

»

1 COMMENT

  • Junnia Costa

    Confesso que sempre quis comprar e ler esse livro, porém também ficava com pé atrás. Agora vou procurar por ele e ler. Obrigada pela dica! ❤️

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image